Profecias sobre o Messias: revelação progressiva

Série: “O Messias, O Cristo!” (V).

.

Texto: Sergio de Souza.

.

As profecias a respeito do Messias Remidor, e de sua obra, têm algumas características. Neste artigo mostraremos a primeira delas: a revelação progressiva, ou seja, a revelação começa em Gênesis e vai até o Apocalipse, passando por todos os livros do Antigo Testamento (Tanach) e do Novo Testamento. Como exemplo:

  • Sacrifício por um homem: Um cordeiro foi morto, sangue foi derramado, e com sua pele foram feitas roupas para Adão e Eva que, após terem pecado, perceberam-se nus.

Gênesis 3:20-21

20 Adão deu à sua mulher o nome de Eva, pois ela seria mãe de toda a humanidade.

21 O SENHOR Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher.

  • Sacrifício por uma família: Um cordeiro foi morto, seu sangue aspergido sobre o batente da porta principal da casa, e sua carne comida por cada família. O sangue significava o sinal para que o anjo da morte não entrasse e matasse o primogênito da família. Foi a instituição das Festas de Páscoa e de Pães Ázimos, que simbolizam o sacrifício do Cordeiro de Deus e sua vida sem pecado.

Êxodo 12:1-10

1 O SENHOR disse a Moisés e a Arão, no Egito:

2 “Este deverá ser o primeiro mês do ano para vocês.

3 Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa.

4 Se uma família for pequena demais para um animal inteiro, deve dividi-lo com seu vizinho mais próximo, conforme o número de pessoas e conforme o que cada um puder comer.

5 O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito, e pode ser cordeiro ou cabrito.

6 Guardem-no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol.

7 Passem, então, um pouco do sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais vocês comerão o animal.

8 Naquela mesma noite comerão a carne assada no fogo, com ervas amargas e pão sem fermento.

9 Não comam a carne crua, nem cozida em água, mas assada no fogo: cabeça, pernas e vísceras.

10 Não deixem sobrar nada até pela manhã; caso isso aconteça, queimem o que restar.

  • Sacrifício por uma nação: Anualmente, o sacerdote oferecia sacrifício pelo seu pecado, pelo pecado de sua família e pelos pecados do povo de Israel.

Levítico 16:11-28

11 “Arão trará o novilho como oferta por seu próprio pecado para fazer propiciação por si mesmo e por sua família, e ele o oferecerá como sacrifício pelo seu próprio pecado.

12 Pegará o incensário cheio de brasas do altar que está perante o SENHOR e dois punhados de incenso aromático em pó, e os levará para trás do véu.

13 Porá o incenso no fogo perante o SENHOR, e a fumaça do incenso cobrirá a tampa que está acima das tábuas da aliança, a fim de que não morra.

14 Pegará um pouco do sangue do novilho e com o dedo o aspergirá sobre a parte da frente da tampa; depois, com o dedo aspergirá o sangue sete vezes, diante da tampa.

15 “Então sacrificará o bode da oferta pelo pecado, em favor do povo, e trará o sangue para trás do véu; fará com o sangue o que fez com o sangue do novilho; ele o aspergirá sobre a tampa e na frente dela.

16 Assim fará propiciação pelo Lugar Santíssimo por causa das impurezas e das rebeliões dos israelitas, quaisquer que tenham sido os seus pecados. Fará o mesmo em favor da Tenda do Encontro, que está entre eles no meio das suas impurezas.

17 Ninguém estará na Tenda do Encontro quando Arão entrar para fazer propiciação no Lugar Santíssimo, até a saída dele, depois que fizer propiciação por si mesmo, por sua família e por toda a assembleia de Israel.

18 “Depois irá ao altar que está perante o SENHOR e pelo altar fará propiciação. Pegará um pouco do sangue do novilho e do sangue do bode e o porá em todas as pontas do altar.

19 Com o dedo aspergirá o sangue sete vezes sobre o altar para purificá-lo e santificá-lo das impurezas dos israelitas.

20 “Quando Arão terminar de fazer propiciação pelo Lugar Santíssimo, pela Tenda do Encontro e pelo altar, trará para a frente o bode vivo.

21 Então colocará as duas mãos sobre a cabeça do bode vivo e confessará todas as iniquidades e rebeliões dos israelitas, todos os seus pecados, e os porá sobre a cabeça do bode. Em seguida enviará o bode para o deserto aos cuidados de um homem designado para isso.

22 O bode levará consigo todas as iniquidades deles para um lugar solitário. E o homem soltará o bode no deserto.

23 “Depois Arão entrará na Tenda do Encontro, tirará as vestes de linho que usou para entrar no Santo dos Santos e as deixará ali.

24 Ele se banhará com água num lugar sagrado e vestirá as suas próprias roupas. Então sairá e sacrificará o holocausto por si mesmo e o holocausto pelo povo, para fazer propiciação por si mesmo e pelo povo.

25 Também queimará sobre o altar a gordura da oferta pelo pecado.

26 “Aquele que soltar o bode para Azazel lavará as suas roupas e se banhará com água, e depois poderá entrar no acampamento.

27 O novilho e o bode da oferta pelo pecado, cujo sangue foi trazido ao Lugar Santíssimo para fazer propiciação, serão levados para fora do acampamento; o couro, a carne e o excremento deles serão queimados com fogo.

28 Aquele que os queimar lavará as suas roupas e se banhará com água; depois poderá entrar no acampamento.

  • Sacrifício pelo mundo: O Cordeiro de Deus, O Messias, O Cristo, ofereceu uma só vez, e definitivamente, sacrifício pelos pecados da humanidade, para todos aqueles que o receberem.

João 1:29

29 No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

Hebreus 9:24-28

24 Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou nos céus, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;

25 não, porém, para se oferecer repetidas vezes, à semelhança do sumo sacerdote que entra no Santo dos Santos todos os anos, com sangue alheio.

26 Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.

27 Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,

28 Assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

Créditos:

Profecias Messiânicas: Missão Brasileira Messiânica (MBM) e Corrêa, D.G.;

Imagem: Saraiva66 WordPress

Texto Bíblico: Bíblia NVI.

2 comentários sobre “Profecias sobre o Messias: revelação progressiva”

  1. Pingback: Profecias sobre o Messias: revelação cumulativa – Endtime Brasil

  2. Pingback: Profecias sobre o Messias: revelação seletiva – Endtime Brasil

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Play CAPTCHA Audio
Reload Image

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.