O meio de redenção: o sacrifício de sangue

Série: “O Messias, O Cristo!” (XIII)

.

Texto: Sergio de Souza.

.

.

Gênesis 3:21 O SENHOR Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher.

Após a queda do homem, que não aconteceu sem o conhecimento prévio do Onisciente SENHOR (Ap 13:8, abaixo), e como parte do plano da Redenção, O Senhor Jeová (YHWH), ao executar o primeiro sacrifício de sangue na história humana, ensinou este princípio: sem derramamento de sangue não há perdão de pecados.

Apocalipse 13:8

8 Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Hebreus 9:26

26 Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.

Hebreus 9:22

22 De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.

Ter sido morto desde a criação do mundo não quer dizer que Cristo foi morto antes de ter sido criado o mundo, mas que o SENHOR, em sua Onisciência, já sabia o rumo dos acontecimentos e a necessidade de um Redentor e, por isso, já colocara a morte do Cordeiro de Deus no Plano da Redenção.

As túnicas de peles foram feitas mediante a morte de animais (o sacrifício de sangue – o meio de Redenção). Portanto, é mostrado neste ato o princípio da morte vicária ou substitutiva, ou seja, um animal, ou alguém (com poder para isso – parente que queira pagar o preço, ou seja, Jesus), morrendo no lugar do pecador, provendo, dessa forma, a cobertura dos pecados.

É o tipo do futuro sacrifício vicário ou substitutivo (no lugar do pecador) do Messias Remidor (Goel).

Hebreus 9:11-14

11 Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação.
12 Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, de uma vez por todas, e obteve eterna redenção.
13 Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam, de forma que se tornam exteriormente puros,
14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!

Hebreus 10:3-14

3 Contudo, esses sacrifícios são uma recordação anual dos pecados,
4 pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados.
5 Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: “Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste;
6 de holocaustos e ofertas pelo pecado não te agradaste.
7 Então eu disse: Aqui estou, no livro está escrito a meu respeito; vim para fazer a tua vontade, ó Deus”.
8 Primeiro ele disse: “Sacrifícios, ofertas, holocaustos e ofertas pelo pecado não quiseste, nem deles te agradaste” (os quais eram feitos conforme a Lei).
9 Então acrescentou: “Aqui estou; vim para fazer a tua vontade”. Ele cancela o primeiro para estabelecer o segundo.
10 Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.
11 Dia após dia, todo sacerdote apresenta-se e exerce os seus deveres religiosos; repetidamente oferece os mesmos sacrifícios, que nunca podem remover os pecados.
12 Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.
13 Daí em diante, ele está esperando até que os seus inimigos sejam colocados como estrado dos seus pés;
14 porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.

Créditos:

Profecias Messiânicas: Missão Brasileira Messiânica (MBM) e Corrêa, D.G.;

Imagem: O Cordeiro de Deus – Blog Comentário Bíblico Wilson Porte Jr.

Texto Bíblico: Bíblia NVI.

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Play CAPTCHA Audio
Reload Image

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.